Já estamos na metade do ano e ainda vale a pena começar um canal no YouTube ainda em 2022?
Fica comigo até o final deste post e vamos descobrir juntos…
Vale ou não vale???
Então vamos logo começar desvendando o YouTube…
O YouTube é uma rede social????
Nãoooooooooooooo!!!!
O YouTube é uma rede de pesquisas, o segundo site mais visitado do mundo, perdendo apenas para o Google, que na verdade eles são irmãos… E duvido que você nunca tenha entrado no YouTube para pesquisar algum produto que deseja comprar, uma notícia que você viu alguém comentando, alguma dica que você precisa para o seu trabalho, até mesmo uma receita que você quer fazer pro almoço…
E se ele é o segundo site mais visitado do mundo, por que não virar criador de conteúdos no YouTube?????
Só com este motivo já vale muito a pena entrar no YouTube agora!
E se ele é uma rede de pesquisas, seu conteúdo não expira em 24 ou 48 horas, assim como acontecem com as redes sociais… seu conteúdo estará lá para sempre e poderá ser encontrado a qualquer momento, mesmo que este vídeo que você postou já tenha mais de anos que está por lá e ainda gerando uma renda passiva para você, seja pela monetização do canal, seja pelos links de afiliados….
E começar um canal no YouTube também te dá as tão sonhadas liberdades geográfica e a de tempo… você só precisa ter acesso à internet e um celular para subir os seus vídeos.
Não é sensacional?
Todo o cuidado é pouco para o YouTube valer a pena!
Mas cuidado, se você quer mesmo ter sucesso no YouTube, encare como um trabalho qualquer, onde o seu chefe é o próprio YouTube, com muito profissionalismo e comprometimento…
Mas agora eu preciso passar a real para você: não é só gravar um videozinho e postar…. vai muito além disso.
Precisa pesquisar conteúdo, criar roteiro, gravar, fazer edição do vídeo, fazer pesquisa de palavras chave, criar uma thumbnail, subir o vídeo no canal, fazer todas as configurações do vídeo dentro do seu canal, fazer a descrição do vídeo trabalhando muito o SEO e com o passar do tempo conferir todas as métricas que este vídeo gerou para você….
Uffaaaaaa…. dá trabalho!
O sucesso do YouTube também é a longo prazo… não vá pensando que você posta o vídeo hoje e já vai gerar milhões de visualizações e inscritos para conseguir a monetização – pode acontecer?
Pode, mas é algo bem raro.
E como em qualquer profissão tem seus altos e baixos.. um dia suas visualizações estão a mil, seus inscritos só crescendo mas há períodos que isso vai caindo.. é hora de sentar e estudar o que pode estar acontecendo, com calma….. talvez não tenha nada de errado com seu conteúdo, às vezes é só algum vídeo que entregava muito e agora está diminuindo a frequência de entrega… então, sem desesperos!
Qualquer pessoa pode começar um canal no YouTube – mas a única questão é:
Será que o YouTube é para você?
Se você vai começar um canal do zero, assim como eu, e vai fazer tudo sozinho como o roteiro, gravação, edição, thumbnail, pesquisas.. divirta-se com cada processo, joga-se nele! Senão será uma tortura ter que gravar seu vídeo. Você vai desanimar em cada postagem, em cada gravação….. então, será que o YouTube é mesmo para você?
E sempre preze pela qualidade e não pela quantidade de vídeos que seu canal tem.
Você ainda pode monetizar seu canal!
Mas o que é isso?????
O YouTube valoriza muito bem os criadores de conteúdo e com isso você pode começar a ter um salário trabalhando por aqui…
Claro que tem regras para monetização, que é assunto para outro artigo…..
Seja autêntico
Mas Kenia, eu vou falar do que aqui no YouTube?
Já tem canal falando de tudo quanto é assunto….
Ahhhh… isso tem mesmo.. mas cada um tem sua essência… eu sempre prezo pela autenticidade, seja você mesmo, como se estivesse conversando com seu amigo mais próximo e crie seu conteúdo à sua maneira.. sem copiar ou querer ser quem você não é….
Claro que teremos muitos assuntos sobre o mesmo tema, mas cada um tem o seu diferencial…..
Assista às pessoas que você admira para se inspirar (inspirar não é copiar) assim você terá conteúdos sempre autênticos, mesmo que o assunto seja repetido…
Comece ainda neste ano um canal no YouTube com o que você tem
Comece com o que você tem.. não fica arrumando desculpa porque não tem uma câmera boa, não tem sombrinhas refletivas, não tem um cenário….
Eu gravo apenas com meu celular, nem microfone eu uso.. mas eu gravo!
Aproveite a luz natural para gravar seus vídeos.
O cenário pode ser uma parede branca aí da sua casa… isso tudo, aos poucos, vamos investindo no nosso canal e melhorando nossos equipamentos.. aliás, eles são as nossas ferramentas de trabalho
E você, que está começando agora no YouTube, seja um afiliado
Afiliado é a pessoa que divulga produtos e serviços através de links personalizados – cada afiliado tem um link único e se alguém compra através de um link seu você ganha uma comissão que pode chegar até 80% do valor do produto (isso para infoprodutos)… não é demais?
Mas o que isso tem a ver com o meu canal?
Em todos os vídeos que postamos tem a descrição do vídeo e nele podemos colocar os produtos que divulgamos, assim como eu coloco nas minhas descrições.. então como o YouTube vai te gerar uma renda passiva mesmo que você tenha postado um vídeo há anos, estes links de afiliados podem gerar esta renda para você também 😀
Então vamos recapitular – vale ou não vale a pena começar um canal no YouTube?
E aí, vale ou não vale a pena começar um canal ainda em 2022???? Fale aqui prá mim nos comentários o que você acha…
Este conteúdo também fiz em vídeo, vou deixar aqui para você assistir e não se esqueça de se inscrever lá no meu canal!
Um grande beijo, um forte abraço e até o próximo artigo!