Acredito que a métrica mais importante no YouTube é a retenção.
E neste post eu vou te entregar o passo a passo de como criar um roteiro que vai hipnotizar a sua audiência!
Com dica bônus no final!
Oie.. eu sou a Kenia e estou muito feliz de te encontrar por aqui!!!!
Ter uma estratégia para escrever seu roteiro para vídeos no YouTube que vai facilitar, e muito, a sua vida de criador de conteúdo, ainda mais se você faz vídeos para o YouTube…
Uai, Kenia…. nunca ouvi falar que ter um roteiro de vídeo é uma estratégia?!
É uma estratégia SIM e é ela que vai ter dar um norte sobre o que falar e apresentar no seu conteúdo, sem se enrolar, sem se perder durante a gravação… não fugindo do seu foco no assunto, com começo, meio e fim!
Já assisti vídeos aqui na plataforma que prometem um assunto, mas não falam sobre o ele…
Vídeos que a gente nem consegue decifrar sobre o que vão falar! e muitos vídeos que o criador começa a falar sobre um assunto e termina falando de outro que não tem nada a ver com o início…
Os meus roteiros são divididos em partes. Temos:
- Introdução
- Apresentação
- Conteúdo
- CTA
- Encerramento
Calma que eu vou te explicar cada uma das etapas!
Introdução
Neste momento eu dou um motivo para você assistir ao meu vídeo, assim como fiz no início deste vídeo aqui.
O ideal é que ela não tenha mais que 30 segundos e você deve caprichar nesta introdução, pois é quando o espectador vai decidir se vai ou não continuar assistindo ao seu vídeo… Uma boa introdução traz uma curiosidade, uma promessa que será desenrolada durante o vídeo…
Apresentação
Dê boas-vindas para quem está de volta e para quem está chegando agora no seu canal. Se apresente a eles… nem todo mundo que está assistindo ao seu vídeo te conhece…. Faça uma apresentação curta, como se estivesse encontrando um amigo em sua casa…. tenho certeza que sua mãe sempre dizia: cumprimenta as pessoas, menino!
Conteúdo
Agora você vai falar sobre o assunto em si do seu vídeo, que pode ser um tutorial, dicas, listas, receitas…… é neste momento que você vai entregar o ouro que você prometeu lá na introdução
Antes de escrever o seu roteiro, pesquise sobre o assunto que vai abordar. Assista a alguns vídeos de canais do mesmo nicho que o seu, não para copiar, mas para se inspirar e anotar tópicos que você não quer deixar passar.
Use também a Inteligência Artificial para te ajudar com a sua inspiração.
Anote tudo um caderno e depois organize as ideias no computador, escrevendo o seu roteiro.
Nada impede que você faça tudo no caderno, ou no celular… onde você achar que fica mais prático….
Enquanto escreve, você vai tendo uma noção de como o seu vídeo vai ficar e coloque algumas observações em destaque para imagens e vídeos que você quer inserir para ilustrar o seu conteúdo.
Para vídeos de dicas como este, eu ainda faço meus roteiros palavra por palavra. Já para vídeos onde eu mostro a tela do meu computador, anoto tópicos e sigo o passo a passo do que estou ensinando.
Desta forma até a sua edição ficará mais fácil de concluir, pois você já direcionou suas ideias – já vai anotando tudo o que vem na sua cabeça para não esquecer de nada!
Inclusive eu já anoto no início do roteiro os possíveis títulos do vídeo e até ideias de thumbnail como também as tags que serão usadas quando eu subir o vídeo no YouTube.
Kenia, anotar ideias de thumbnails antes de gravar?
Claro! tudo é pensado com antecedência, até mesmo para saber qual o ritmo que você vai dar à sua gravação.
E ainda te digo mais: eu tiro fotos exclusivas para as minhas thumbnails logo após a gravação, pois estou no calor do assunto, já com ideias anotadas de como quero representar o assunto nas minhas capas.
CTA
Conclui meu conteúdo com começo, meio e fim, agora é hora de partir para o CTA que nada mais é a abreviação de call to action – chamada para ação.
Neste momento, peça a inscrição, o like, direcione o seu público para algum vídeo do seu canal ou uma playlist, ou apresente algum link na descrição.
Lembre-se de que a CTA pode ser feita em outros momentos do vídeo, desde que esteja dentro do contexto do assunto.
Encerramento
E claro que a gente não vai embora sem dar um tchau, então chegamos no encerramento do nosso vídeo, mas não pára por aqui!
Como assim? já falamos de todos os passos, Kenia!
Depois de tudo pronto, é extremamente necessário que você revise seu roteiro para saber se tudo o que você escreveu está com uma sequência lógica do assunto.
Por isso que gosto de fazer meus roteiros no computador, assim fica muito mais fácil se eu precisar inserir alguma informação ou trocá-la de lugar.
Dica bônus
Com o roteiro pronto, eu leio em voz alta, como se eu já estivesse gravando mesmo… assim eu tenho uma ideia melhor de como o meu vídeo vai ser apresentado.
E vou te contar um segredo: sempre acrescento alguns detalhes que eu acredito que ficarão bem melhores depois do vídeo está pronto
Agora eu quero saber, você faz roteiros para os seus vídeos? (olha a CTA do meu roteiro ai, gente… rs)
E você que chegou até aqui comigo, vou deixar um vídeo bem aqui que vale ouro e vai te ajudar a deixar o seu vídeo ainda muito mais atraente!
😍 Como se destacar criando CONTEÚDOS DE VALOR para o seu canal do YOUTUBE
Um super beijo, um forte abraço e eu te espero no próximo post!