Eu já fiz de tudo e minha retenção não sai disso… o que posso fazer?
E se eu te contar que tem 5 dicas para você aumentar a retenção dos seus vídeos do YouTube aqui neste post, você acredita???
Vem comigo e descubra quais são!
Missão de todo youtuber – manter o público assistindo aos nossos vídeos pelo maior tempo possível…..
e como fazer para aumentar nossa retenção?
E o quadro keniaajudaai está de volta, com um pedido da minha amiga Juliana, lá do canal Replica não Complica, em um dos meus vídeos
Ju, seu pedido é uma ordem! e vai ajudar muitos outros canais também!
Mas afinal, o que é retenção?
Retenção é todo o tempo em que uma pessoa fica assisinto ao seu vídeo – se seu vídeo for de 10 minutos e ela assiste por 5 minutos, sua retenção, que é o tempo de exibição, é de 5 minutos e a taxa de retenção é de 50%.
Se seu vídeo tem 8 minutos, ela assiste por 4 minutos, seu tempo de exibição será de 4 minutos e sua taxa de retenção também de 50%… certo?
E o que eu posso fazer para que os meus vídeos sejam hipnotizantes, que prendam o espectador do começo ao fim?
Já pega um caderno e vai anotando tudo aí:
1ª dica – Thumbnail e título do seu vídeo interessantes, que conversam entre si
Mas tome muito cuidado com as thumbnails sensacionalistas… que prometem alguma coisa na capa e não tem nada a ver com o conteúdo. Quando a gente fala de thumbnail e títulos atraentes, além deles se conectarem entre si eles precisam transmitir o que tem no conteúdo também.
Fazer uma capa sensacionalista só para atrair a atenção do público pode acabar com a sua retenção.
Pensa comigo – na capa e no título você fala que vai ensinar a fazer um bolo de chocolate, rápido e fácil com ingredientes que voce tem na sua casa – mas você começa a assistir ao vídeo e este bolo é bem mais complexo, com vários recheios, coberturas, muitos ingredientes diferentes, com técnicas exclusivas de fermentação… se é que isso existe para bolo de chocolate… frutas, chocolates diversos…. fala a verdade, você vai continuar assistindo a este vídeo? eu não assistiria porque eu quero fazer um bolo para o café da tarde que leva apenas ingredientes que realmente eu tenho na minha casa.
2ª dica – Faça conteúdos de qualidade
Mantenha o seu conteúdo interessante do começo ao fim, nada de ficar 5, 8, 10 minutos só na mesma posição, falando para a câmera, sem fazer uma transição ou efeito no seu vídeo, por mais simples que pareça ser.. vai por mim, faz uma diferença incrível….
Coloque as B-rolls – eu até fiz um vídeo falando exatamente sobre elas, use o zoom do seu editor de vídeos, espelha a imagem.. se possível mude o seu seu cenário.. movimente o seu vídeo – desta forma o seu público engaja mais com o seu conteúdo e a chance dele permanecer até o final do seu vídeo será muito maior!
3ª dica – não grave vídeo sem ter um roteiro em mãos
E como ajuda, viu?
Com um bom roteiro você consegue prender o seu público ao assunto que você está passando para ele, sempre com um começo, meio e fim …
Você não se perde no meio da gravação, não fica repetitivo, não esquece uma informação importante e também não esquece de fazer uma chamada para ação, que são as ctas… se por algum motivo teve que parar de gravar, quando voltar saberá exatamente por onde retornar…
O seu roteiro pode ser em tópicos ou, como eu faço, palavra por palavra…. ele vai otimizar o seu tempo de gravação, consequentemente o seu tempo de edição também, pois com um roteiro na mão você erra menos e a edição fica muito mais fácil e rápida de fazer.
Aprenda como fazer um bom roteiro clicando aqui!
4ª Engaje com a sua audiência
A gente torce tanto pelo engajamento e quando alguém faz um comentário no nosso vídeo a gente não responde… ahhhh não, isso não dá!
Responda aos comentários e às perguntas do seu público, peça feedback e mantenha a comunidade sempre envolvida – se possível faça como eu, além de responder a dúvida você faz um vídeo sobre o que o seu espectador perguntou.
Quando você recebe um comentário daquele youtuber que você tanto gosta não é incrível e você não fica com mais vontade de participar e assistir a outros vídeos dele? é a mesma coisa com o seu canal.. tem muita gente que se inspira em você, espera por sua resposta.. não disperdice esta chance que está aí no seu próprio canal….
Ahhhh… eu mereço a sua inscrição no meu canal depois desta dica, hein?
Clique aqui para se inscrever no meu canal!
5ª – Divida vídeos longos em partes
Vídeos muito longos tendem a ter uma taxa de retenção mais baixa. Eu disse tendem, não é uma regra.. mas se a sua retenção está mais baixa neste tipo de vídeo acho válido testar… seja direto ao ponto sempre, com a correria do dia a dia, as pessoas não costumam ficar muito tempo na internet, elas gostam de informações mais objetivas e dinâmicas – volta lá nas dicas 2 e 3.
Lembre-se de que a qualidade é a chave para a retenção de vídeos aqui no YouTube, por isso, invista tempo e esforço em criar conteúdo de alta qualidade para seus espectadores.
E se você fica aí, cheio de dúvidas e não tem com quem trocar ideias, venha conhecer o Clube da Kenia… onde eu e outros criadores de conteúdo te ajudarão nesta jornada tão solitária que é a de ser um youtuber!
E se estas dicas te ajudaram, compartilhe este post com um amigo que esteja precisando!!!!